Corpus Christi reúne multidões em Campo Largo com fé, emoção e tradição
As ruas de Campo Largo se encheram de cor, fé e espiritualidade nesta quinta-feira (19), em celebrações marcadas pela presença de milhares de fiéis em diferentes pontos da cidade. A Solenidade de Corpus Christi, uma das mais importantes para a Igreja Católica, foi celebrada com missas, procissões e a tradicional confecção dos tapetes litúrgicos.
Missa na Vila Olímpica
Na Vila Olímpica, a celebração foi conduzida pelo pároco Luciano Tokarski, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. A missa convidou os fiéis para refletir sobre o papel da Eucaristia como encontro íntimo e transformador com Cristo. “A Eucaristia é a Eucaristia da minha vida, da minha espiritualidade, da minha fé, do meu encontro pessoal com Jesus. Toda vez que você receber a Sagrada Eucaristia, você estará fazendo uma experiência íntima, textual, com Jesus.”
Após a celebração, uma grande procissão seguiu rumo ao centro da cidade, com fiéis rezando e celebrando sua fé diante dos altares construídos.
“Cristo eucarístico está em mim. Cristo eucarístico é presença em minha vida. A minha igreja é o lugar da Sagrada Eucaristia”, completou o sacerdote.
Santuário Bom Jesus e o ano jubilar
No Santuário Bom Jesus, a manhã de quinta-feira também foi marcada pela alegria e comunhão. O padre Maurício dos Anjos destacou a importância da data dentro do ano jubilar de 2025, ressaltando o papel da Eucaristia como presença viva de Cristo no meio do povo. “Corpus Christi, neste ano de 2025, é ainda mais especial, pois é o nosso ano jubilar. Muitas pessoas têm buscado refúgio aqui. O Cristo quer resplandecer na vida de todos, especialmente por meio da procissão que acontece todos os anos. É uma forma sublime que a Igreja tem de estender o mistério celebrado da Eucaristia por meio da adoração e manifestar publicamente a sua fé no Cristo vivo, ressuscitado, presente na Santa Eucaristia.”
Durante a celebração, os fiéis participantes relataram sobre a importância litúrgica da celebração, o momento também é de descontração e convivência, com oração, partilha e alegria entre eles.
Segundo eles, o trabalho envolve toda a comunidade — pastorais, capelas e voluntários — e tem como objetivo ser realmente um trabalho entre irmãos. O processo de confecção, afirmam ser gratificante e que aproxima os envolvidos de Deus.
Além da Piedade e do Bom Jesus, as celebrações de Corpus Christi também aconteceram na Paróquia Aparecida, Paróquia Santa Cecília e no Ginásio Polentão.
A mensagem do Papa Leão XIV
Do Vaticano, o Papa Leão XIV dirigiu-se aos fiéis durante a Audiência Geral, realizada na véspera da solenidade. Ele destacou que Corpus Christi é uma oportunidade de aprofundar a fé e o amor pela Eucaristia.
Segundo o pontífice, os católicos não devem esquecer o seu papel na salvação, quando “Deus age por graça, mas conta com a colaboração de cada pessoa para a cura das enfermidades físicas e espirituais”. Ele também incentivou os católicos a renovarem sua fé no grande mistério da Eucaristia, reconhecendo a presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho.
A fala do Papa reforçou também o valor espiritual da celebração e conexão os fiéis de todas as partes do mundo em um mesmo gesto de adoração e compromisso.