Mais de três mil escoteiros participam dos Jogos da Fraternidade 2024 no Parque Newton Puppi
Pela primeira vez, Campo Largo recebeu os Jogos da Fraternidade, um evento realizado pela União dos Escoteiros do Brasil em várias regionais, inclusive onde está localizado Campo Largo, junto de Curitiba, Região Metropolitana e Campos Gerais. O evento aconteceu no último domingo (03), realizado no Parque Newton Puppi e reuniu aproximadamente três mil pessoas, com atividades especiais para os quatro ramos: Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiros.
“Além de ser a primeira vez que esse evento aconteceu em Campo Largo, também foi a primeira vez que fizemos ele em um parque aberto, onde tivemos uma conexão maior até com pessoas interessadas. Em anos anteriores, esse evento aconteceu no Clube Santa Mônica, em Curitiba, mas nós gostamos muito da estrutura oferecida em Campo Largo e da área para desenvolvermos atividades”, explica Daniele da Silva, diretora de Atividades da União dos Escoteiros do Brasil - Região do Paraná.
Embora as atividades não fossem abertas ao público, a movimentação chamou a atenção de muitas pessoas, que buscaram entender melhor o que é o escotismo, e acabaram descobrindo que o método Escoteiro, em 2024, completa seus 100 anos no Brasil. Segundo informações do próprio site Escoteiros do Brasil, a abordagem educacional do Escotismo é implementada através do Método Educativo Escoteiro, um sistema educacional original que promove a autoeducação, o empoderamento e o aprendizado cooperativo, um instrumento que aproxima os jovens dos aprendizados que esperam que eles adquiram.
“Ali nós pudemos mostrar às pessoas como trabalhamos e como essas atividades impactam de forma positiva a vida dessas crianças, adolescentes e jovens, que terão uma formação diferenciada no futuro, trazendo inclusive frutos para a sociedade. Buscamos meios de organizar o evento de tal forma que não impactasse na rotina de quem gosta de frequentar o parque, até porque era um domingo de sol, muito bonito para passear, mas que fizesse o campo-larguense buscar querer saber mais sobre esse método que transforma vidas”, diz.
Escoteiros auxiliam na sociedade
Rosano Ouriques, presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Paraná, acrescentou dizendo que neste ano o escotismo paranaense celebra seus 30 anos de existência e é uma das maiores atividades escoteiras do Brasil. “Sua importância baseia-se na solidariedade, com a arrecadação de vários itens de primeira necessidade (alimentos, roupas, calçados, itens de higiene e cobertores), além da campanha de doação de sangue, no auxílio à vida. Estas arrecadações são realizadas ao longo do ano e distribuídas às entidades de apoio às pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade e o evento dos Jogos é o encerramento da campanha solidária com o Congraçamento da Fraternidade Escoteira, através de diversas atividades escoteiras realizadas ao longo de um dia inteiro de confraternização.”
Destaca ainda que os jogos têm também o objetivo de despertar no jovem o espírito solidário de auxílio à comunidade em que está inserido e auxilia no desenvolvimento de um cidadão consciente de suas responsabilidades com o próximo, menos favorecido.
“Importante ressaltar que neste ano, em que os Jogos da Fraternidade, uma atividade tradicional exclusiva do escotismo paranaense, completa 30 anos, a União dos Escoteiros do Brasil, associação que congrega todos os escoteiros do Brasil vinculados à Organização Mundial do Movimento Escoteiro, completa 100 anos de instituição voltada à educação não formal com o objetivo de contribuir para que o jovem atinja a plenitude de seu desenvolvimento como cidadão responsável e consciente de suas obrigações com a sociedade na construção de um mundo mais fraterno e justo para todos. Isto é um marco fundamental de uma instituição centenária voltada para a construção de um mundo mais inclusivo e preocupado com o meio ambiente, procurando assegurar o futuro das próximas gerações”, finaliza.