Image

Dia dos Pais

Responsabilidade: uma palavra que define o verdadeiro papel do PAI

Data
10 de Agosto de 2017

Ser pai, antes de tudo, é amar o filho incondicionalmente, é saber que ele depende inteiramente da sua dedicação, carinho e atenção. O pai deve cuidar para que nada falte àquela pequena criatura que Deus colocou em seu caminho, para que o filho tenha saúde e cresça em um ambiente sadio e acolhedor. Mas deve, desde os primeiros dias de vida desse novo ser, mostrar-lhe com palavras e ações o caminho das virtudes, da justiça e da ética.

Por tudo isso, para ser pai é preciso, antes, ter “Responsabilidade”. O pai precisa ser responsável por tudo o que diga respeito à criança. Desde à concepção do filho, até o dia do nascimento, o pai precisa estar presente, acompanhar a mãe da criança em todos os momentos, dar apoio, atenção e dedicar boa parte do dia para viver, com a esposa ou companheira, as novidades que o pequeno ser, em formação, sempre traz. Essa responsabilidade precisa continuar existindo, em cada fase do crescimento do filho.

Ser pai é acordar de madrugada para trocar a fralda do bebê, porque a mãe está exausta e precisa descansar. Ser pai é acordar cedo e ir trabalhar para que nada falte em casa. É levar o filho para passear no parque, jogar bola, correr atrás do cachorro. É ensinar a criança a andar de bicicleta, nadar e andar de perna-de-pau. Ser pai é estar debaixo da árvore, para agarrar o filho que teimou em subir e caiu do galho.    

É do Pai o dever de zelar para que o filho tenha uma religião, receba educação, frequente a escola e busque uma profissão que possa sustentá-lo, quando adulto, e à sua futura família.

Ser Pai não é apenar dizer “sim”, mas também e, sobretudo, saber dizer “não”, porque desde criança o filho, instintivamente, vai procurar tirar desse relacionamento tudo o que sonhar, desde o sorvete no fim da tarde, ao tênis e às roupas de marca, além de uma vida sem limites. E cabe ao pai mostrar e impor ao filho esses limites, sem os quais não criará um cidadão, mas um bruto que não saberá respeitar as pessoas, os limites e as leis.

Diz um velho ditado que “o fruto não cai longe do pé”. É pelo filho que se conhece o pai. Um filho mimado, mal educado, é fruto de erros na criação, de um pai que deu tudo de material, mas não deu igualmente amor, carinho, dedicação e limites.

Portanto, uma palavra que define o verdadeiro papel do Pai é: “Responsabilidade”