• Home
  • Geral
  • A poesia como expressão artística
Image

A poesia como expressão artística

Uma filosofia milenar

Data
04 de Abril de 2024

O Dia Mundial da Poesia foi comemorado no mês de março, buscando reconhecer a importância da arte de expressar sentimentos e pensamentos com o uso criativo da linguagem. 

 

“Salve o dia da poesia!

A poesia está na palavra

No silêncio da alma

Na folha do vento

Na tarde mansa

Na dor de amor...

Em tudo há poesia!

Ela está em nós

E algumas vezes

 

Conseguimos transformá-la em palavras”. Cika Parolin 

 

Foi no mês de março, no último dia 21, que celebramos o Dia Mundial da Poesia, escolhido no ano de 1999, na 30ª Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como um incentivo aos movimentos poéticos regionais, nacionais e internacionais. A poesia, por si só, faz parte de umas das formas de expressão de arte mais populares de todos os tempos e a poeta campo-larguense, Cika Parolin, traz por meio desta expressão artística, a ternura das palavras transcritas nos versos, com a clareza dos sentimentos àquilo que pode ser exposto neste rico gênero literário. 

Campo Largo tem poetas que fazem suas histórias em linhas repletas de encantos e desencantos, como o dia a dia através das reflexivas poesias. Cika Parolin é um exemplo, ela conta que desde muito pequena foi apaixonada pelas letras: “Eu escrevia meus pensamentos e versos, de adolescente romântica, em cadernos e só bem mais tarde comecei a sonhar com a edição de um livro”. 

Desde 2011, a poeta vem participando de diversas Antologias Poéticas (publicações alternativas) e em 2017 teve seu primeiro livro lançado. Recentemente em 2023, lançou a sua segunda obra com pensamentos, contos e poesias e atualmente está editando um calendário com frases poéticas e também planejando para o próximo ano, um livro de contos infantis. 

A poesia por ser uma forma de expressão artística que desde a antiguidade é utilizada como uma maneira de transmitir emoções, contar histórias e refletir sobre a vida, passou por transformações. Era antes citada ou cantada, narrando aventuras e transmitindo valores culturais; depois foi associada à dança e a música; na sequência, trazia um ar mais romântico; posteriormente a isso, alguns padrões tradicionais estabelecidos foram rompidos; e atualmente a poesia é expandida em diversas formas de expressões, embutidos à tecnologia. Para a poeta Cika, a vinda da internet traz seus pontos positivos, mas também negativos: “Se, por um lado, ela proporciona visibilidade e nos torna rapidamente lidos, por outro lado e infelizmente, há o aspecto do plágio. Quando os escritos são expostos nos meios virtuais, ficam à mercê de pessoas que se apropriam deles e muitas vezes os alteram. Por essa razão precisam ser rapidamente registrados”. 

Seja de qual forma for apresentada, é preciso valorizar a poesia, um rico gênero literário, persistente em sua magnitude.  Para finalizar, a poeta campo-larguense, traz sábias palavras em um dos versos dispostos nas páginas de segundo livro "Indeléveis Afetos". “Esses dias me perguntaram: o que é a Poesia? Poesia, para mim é lufada de ar fresco, quando o cotidiano me sufoca”, finaliza.