Image

Parque Passaúna

A exuberante beleza da natureza na divisa de Campo Largo e Curitiba

Data
22 de Novembro de 2023

Quem teve a oportunidade de conhe­cer o Parque Passaúna, sabe que a pai­sagem e os ambientes do parque fazem se apaixonar e se sentir em casa. Atual­mente, o parque pertence à Prefeitura de Curitiba e ocupa uma pequena faixa territorial de mata às margens da re­presa do Rio Passaúna: tem 3,5 km de comprimento por 4 metros de largura.

Foi inaugurado em 1991, integrando a Área de Proteção Ambiental – APA Es­tadual do Passaúna, criada por decreto do governo do Paraná, onde sua princi­pal atração é o mirante de 12 metros de altura, localizado no alto de um morro à beira da represa, a 60 metros do nível do lago, e que proporciona uma visão privilegiada das águas mansas, da exu­berância da mata e sendo um ponto maravilhoso para admirar Campo Largo.

Ao longe também podem ser avis­tadas as chaminés de antigas olarias, pertencentes a Alberto Klemtz, às famílias Isfer e Baggio, e a Santa Rosa. Estas sólidas estruturas contam parte da história de Curitiba, quando a fabri­cação de tijolos, a partir da década de 50, tinha o ritmo da demanda crescen­te da construção civil.

A trilha ecológica, com 3,5 km de ex­tensão, junto ao lago e em meio à vege­tação, percorre caminhos com pontes de madeira, recantos e acesso às ex­-olarias. No meio do percurso é possível desfrutar da chamada “prainha”, uma pequena área de terra branquinha e convidativa. Em parte gramada aconte­cem brincadeiras de lazer do programa Verão Curitiba, promoção anual da Se­cretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

No espaço ocupado pelo parque municipal e banhado pelo lago, é proibido nadar e fazer pesca de barranco. Quan­to a represa do Passaúna, tem área de 6.500.000 m2, é do governo do Estado e integra o sistema de abastecimento de água para a população de Curiti­ba. A Sanepar, responsável por aquele serviço, faz a gestão de toda a Área de Proteção Ambiental - APA, desde 1980. A empresa estadual é responsável pelas normas de uso do lago do reservatório e seu entorno, e também pela fiscaliza­ção de atividades aquáticas ali realiza­das - como passeios de caiaque ou de canoa havaiana e prática de stand up paddle.