• Home
  • Geral
  • Crescimento ordenado das regiões
Image

Crescimento ordenado das regiões

Trabalho fará toda a diferença no futuro

Data
22 de Novembro de 2023

Fazer com que a cidade cresça em termos de desenvolvimento é sempre um desafio para a administração pública, por isso, conseguir que isso seja feito por meio de projetos e de maneira ordenada é a melhor maneira para conquistar bairros estruturados, de modo que isso se sustente ao longo das décadas.

Juarez Carvalho, secretário de Desenvolvimento Urbano, explica que alguns bairros que fazem parte da região da Rondinha até o Cercadinho possuem uma essência de serem mais residenciais, com pouca projeção para recebimento de empresas de grande porte, como acontece principalmente no corredor da BR-277, justamente respeitando o propósito desta região em específico.

“Isso faz parte de uma projeção futura para o crescimento da cidade. Quando planejamos uma cidade para o futuro, temos um plano ideal e vamos adequando os projetos às necessidades apresentadas com o passar do tempo. Isso pode até passar de uma gestão para outra, porque é difícil executar um plano de crescimento em no máximo oito anos. Quando começamos a trabalhar em Campo Largo, ainda em 2017, a intenção era criar algo mais voltado aos serviços, com investimentos de indústrias, franquias e etc. Mas isso se fez pensando dentro do próprio Plano Diretor, que foi delimitando algumas áreas para crescimento ordenado, divididas em residencias, industriais, de serviço etc.”

Cita ainda a vinda de grandes condomínios, como o Alphaville, com 2.264.689,00m² de extensão e 487 terrenos, que trará bastante desenvolvimento para a região da Ferraria. “Esse é um dos maiores exemplos que temos de crescimento ordenado. Quando um condomínio deste porte chega, traz com ele toda uma grande estrutura junto dele. Esse processo é moroso, tanto quando os investidores consideraram trazer o condomínio para cá, como também para efetivar todas as vendas, que podem levar mais tempo. Antigamente nosso Plano Diretor não tinha provisão de um condomínio deste porte, mas com a alteração foi possível este e outros empreendimentos acontecerem”, completa.

Regularização fundiária

A Prefeitura vem realizando, juntamente com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), dentro do programa Moradia Legal, uma série de reuniões na região da Ferraria com o intuito de orientar os moradores sobre a regularização de imóveis. Em reuniões realizadas entre março e maio deste ano, participaram dezenas de moradores da Vila Déa, Maricá, Papal e Vila Gilcy. O objetivo é atender até cinco mil pessoas com a titulação.

“Esse grande projeto de regularização é o primeiro passo para darmos vida para estes bairros. Quando regularizamos o lote da pessoa, há arrecadação por meio do IPTU e a Prefeitura consegue levar equipamentos públicos para atender aquelas regiões de maneira mais abrangente, desde escolas, unidades de saúde, locais para recreação e o serviço de infraestrutura de ruas, com galerias pluviais, asfalto, calçamento e muito mais”, finaliza.