Image

Coluna Danielli Artigas

O cabeleireiro Toninho tem 33 anos de profissão e foi o primeiro em Campo Largo a cortar cabelo de mulher. Conta que os maridos tinham muito preconceito. Um incêndio em seu salão acabou sendo um marco importante na sua profissão.

Data
18 de Julho de 2017

Autor
Danielli Artigas

São 33 anos de história profissional, como cabeleireiro. Antonio Gonçalves, o TONINHO, tem em sua agenda mais de 3.200 clientes de Campo Largo e Balsa Nova. Muitos são seus clientes fieis, desde que iniciou, e ele fica feliz em contar que hoje atende até os bisnetos de seus clientes. Podem ir morar em outras cidades e regiões, mas sempre voltam para cortar o cabelo com ele, sem erro de que não vão gostar.

É interessante destacar que ele foi o primeiro homem de Campo Largo a cortar cabelo de mulher. Nem é uma época tão distante, mas ele conta que os maridos só deixavam suas esposas cortarem cabelo com mulheres e havia muito preconceito. Mas ele começou a cortar o cabelo de amigas e familiares, foram gostando e esse conceito começou a mudar na cidade. Lembra que no início também cortava cabelo das meninas da CHAMEGO CALÇADOS, loja que ficava em frente ao primeiro ponto comercial em que trabalhou, o Studio XV, onde hoje funciona o PONTO VERDE. Atualmente, seu público é 50% feminino.

Quando começou, trabalhavam em quatro irmãos, mas acabou ficando só ele com salão em Campo Largo. É da época em que não existia máquina para cabelo, os cortes eram só na tesoura e navalha, até para o acabamento, o que exigia ainda mais do profissional. “Cabelo é arte, acabamento”, ele afirma. Também fazia muitos penteados, mas com o tempo optou por ficar apenas com cortes e tintura.

Em um dos locais em que trabalhou, ao lado da atual Praça do Museu, onde hoje é uma Igreja Evangélica, acabou acontecendo um grave acidente e incendiou todo o prédio, há 20 anos. Perderam tudo. Essa triste situação divulgou mais o nome de Toninho e ele cresceu muito profissionalmente a partir disso, porque as pessoas procuravam o serviço dele para ajudá-lo, foram muito solidários na época.
Hoje atende com o nome Podium Cabeleireiros. Ele foi o primeiro profissional a alugar sala no SHOPPING XV, no Calçadão, onde está há 13 anos, com o cabeleireiro ROMILDO MANOEL DA FONSECA, parceiro de trabalho há 31 anos. Ele busca técnicas diferentes de cortes de cabelo e gosta de sempre propor algo diferente ao cliente.

Toninho é casado com a JOCILENE, com quem teve os filhos FELIPE, WESLEY e ISABELI. Sobre as dificuldades da profissão, ele diz que é estar sempre à disposição dos clientes, pois com a correria do dia-a-dia às vezes não consegue dedicar a eles o tempo que merecem. Mais que um cabeleireiro, ele acaba sendo confidente e psicólogo, começa a ter mais intimidade com as pessoas, a conhecer a família deles e virar amigos.

 

Críticas e sugestões de publicação: danielliartigas@gmail.com