Image

Futebol campo-larguense

Tem grandes influências do bairro Itaqui

Data
20 de Marco de 2023

Futebol campo-larguense tem grandes influências do bairro Itaqui

Um bairro que cresceu com o futebol na praça, sendo ponto de encontro das famílias no final de semana, com disputas emocionantes ao longo da história. O esporte campo-larguense, especialmente o futebol, “deve muito” ao bairro Itaqui, que contribuiu com excelentes jogadores e times do esporte amador.

“O Itaqui faz parte da história do futebol de Campo Largo em grande parte. Atualmente existem muitas equipes novas, que não substituem aquelas que marcaram a história do esporte. Um exemplo destes times do passado são o 21 de Abril, Agremiação. Quem começou com os campeonatos em Campo Largo foi a própria Porcelana Schmidt, que antigamente era a Steatita, realizados de maneira oficial pela Liga Campolarguense”, relembra o presidente da Liga Campolarguense de Futebol, Alceu Mocelim.

Ele segue explicando que até 1968, grande parte dos títulos de campeonatos trazidos para a cidade eram de jogadores que trabalhavam na empresa e tinham grande incentivo no esporte. “A empresa tinha um time registrado na Liga e que participava todos os anos dos campeonatos. No mapa de campeões desde a fundação da Liga, não há muitas vezes o nome de times do Itaqui, porém, ao resgatarmos a história destas formações, veremos que muitos atletas do Fanático, Internacional, Os 18 de

Copacabana e outros clubes tinham atletas – quando não era a maioria – moradores do Itaqui”, pontua.
Em 1948 presidiu a Liga Campolarguense um morador do Itaqui e apaixonado por futebol, senhor Gastão Kuster, que também foi um dos fundadores do Fanático.

Agremiação Esportiva Porcelana Steatita

Em 1958 foi fundada a Agremiação Esportiva Porcelana Steatita, grande representante do bairro nos campeonatos. O colunista da Folha de Campo Largo, com grande conhecimento no esporte campo-larguense, Lauro Perussolo, relembrou da época em que jogou neste time. “Eu sou Fanático, tenho grande amor por este time, embora respeite todos os outros. Lembro que até 1957 eu jogava no Fanático, mas em 1958, como eu trabalhava na Steatita, representava a empresa e jogava no time, tendo que enfrentar por muitas vezes o meu time do coração.”

Foi no ano de 1962 que o time conquistou seu único título, que inclusive tinha o colunista Lauro compondo o quadro de jogadores. “Eu como atleta, fui um atleta comum, mas com uma diferença: eu me cuidava muito. Minha esposa, a Carmen, casou comigo sabendo que sábado e domingo era dia de futebol, e nunca reclamou comigo de nada. Minha vida esportiva foi amadora, fazia para manter a forma”, declara.

Times que compõem a região do Itaqui

O presidente Alceu cita os times que compõem toda a região do bairro Itaqui: União Serrano – divisa entre Campo Largo e Balsa Nova e que foi o campeão no último campeonato, Associação Esportiva Jardim Itaqui, Amigos do Bugre – sede em Balsa Nova, mas com jogadores do Itaqui, Associação Esportiva Amobli, Germer, Esportivo Bela Vista – rival do Amobli, Flamenguinho, Vila Nova, Garotos Unidos do Itaqui, Itaboa, Independente – que está há algum tempo sem disputar campeonatos oficiais, Transportella, 21 de Abril, Vila Glória.

“Havia uma família que nós chamávamos eles de Os Bois, que eram quatro irmãos que jogavam futebol de maneira espetacular há alguns anos. Há muitos árbitros excelentes que também vivem no Itaqui”, relembra Alceu.

Um jogo marcante na memória de Alceu, que aconteceu no Itaqui, foi a final da 54ª Edição do Campeonato Regional Campolarguese de 2004, na categoria Juniores.

A decisão foi realizada no dia 08 de agosto de 2004, entre Associação Desportiva Amobli e o Internacional, realizada no Estádio Municipal João Zavatti. “Tinha muita gente presente. Lembro que o Amobli cresceu no campeonato, começou a embalar e pegou o Internacional na final. O Amobli estava motivado a mostrar a sua força e já no primeiro tempo marcou 1 a 0. Porém, como os jogadores do Inter tinham mais preparo físico, o jogo acabou virando e o Internacional foi campeão. Porém, nunca será esquecida a grande comemoração e o público vibrante naquele dia. Uma das grandes Histórias do Futebol do Itaqui, bairro que está sempre contribuindo com desenvolvimento histórico do futebol campo-larguense”, finaliza Alceu.