Image

Coluna Danielli Artigas

Uma verdadeira obra de arte, que transforma paisagens e encanta pelos detalhes. Sem nunca ter feito um curso de paisagismo, Elias Rivabem surpreende a cada projeto e pelo seu conhecimento na área.

Data
26 de Maio de 2017

Autor
Danielli Artigas

Uma verdadeira obra de arte, que transforma paisagens e encanta pelos detalhes. O trabalho do empresário ELIAS RIVABEM sempre surpreende e os desafios o motivam a sempre inovar. Formado em curso Técnico de Processamento de Dados, nunca fez um curso de paisagismo, tudo que faz aprendeu buscando informações e, sem dúvida, tem um dom.

Nenhum projeto fica como o outro. Ele tem uma capacidade de visualizar o resultado antes mesmo de iniciar a execução. Consegue fazer uma combinação de plantas que torna seu trabalho bem diferenciado. Não é à toa que é indicado por grandes arquitetos, como o Jayme Bernardo, que projetou a empresa CCM do Brasil* instalada em Campo Largo.

Na CCM, Elias foi convidado a fazer um jardim japonês. Simplicidade, plantas que remetem ao Japão, técnica e paciência são algumas das características para a execução, que levou 30 dias, após um mês de projeto. É um jardim para ser modelado, que em cinco anos terá outro efeito. O resultado surpreendeu o presidente da CCM DO BRASIL, Hirofumi Nakagiri e sua esposa Shinako Nakagiri, que podem contemplar da sala deles o belo jardim japonês.

Elias conta que hoje o jardim é como se fosse um esboço, que outras plantas também serão utilizadas e as que hoje existem serão modeladas criando novas paisagens. Foram usados 130 toneladas de pedra e 108 mil litros de água (que são praticamente 100% reutilizadas devido ao eficiente sistema, referência no mercado mundial).

Poucos aceitariam o desafio de fazer um lago e paisagismo que ocupam mais de 300m2. Um dos pontos que poucos conseguem chegar é quanto à qualidade da água, que tem tratamento com ozônio e utilização de areia de quartzo, a qual não altera o pH da água e não forma placa de limbo. A escolha dos peixes também influencia e ainda foi valorizado o uso de carpas Koi, símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade para os japoneses.

Entre as plantas, uso da Azaleia, que representa prosperidade, o Pinus Pinha, a Momiji, Ginkgo Biloba - símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão -, pinheiro de Buda, entre outros.

Para o Elias, é uma grande realização pessoal fazer paisagismos como esse, poder criar, inovar - fica feliz com os desafios. Até mesmo os de pequena proporção ficam únicos. Mas cita outras grandes realizações, como o jardim que faz há 12 anos em uma grande área de um criador de onça pintada e do HOSPITAL DO ROCIO, que ele comenta que não há nada igual no Brasil.

Há sete anos faz lagos e há 15 anos faz jardins. Ainda na juventude, 24 anos atrás, trabalhava com seu pai na pedreira da família. Depois começou a trabalhar na Rivabem Plantas e por necessidade e demanda iniciou com projetos de paisagismo, o que hoje ama fazer. A cada dia também aprende com seus parceiros de trabalho e fornecedores.

* A CCM atua no mercado de máquinas agrícolas, de jardinagem, passando por construção civil, ferramentas e motores.