• Home
  • Geral
  • Decorações de Natal trazem importantes mensagens
Image

Decorações de Natal trazem importantes mensagens

Tradicionalmente as decorações de Natal iniciam no 1º domingo do Advento, que neste ano foi dia 28 de novembro, e são tiradas apenas no Dia de Reis, 06 de janeiro. É um período importante e cheio de simbolismo, repleto de reflexões

Data
14 de Dezembro de 2021

|Danielli Artigas de Oliveira|

Tradicionalmente as decorações de Natal iniciam no 1º domingo do Advento, que neste ano foi dia 28 de novembro, e são tiradas apenas no Dia de Reis, 06 de janeiro. É um período importante e cheio de simbolismo, repleto de reflexões.

O Padre Waldir, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, explica que três decorações se destacam. Uma delas é a coroa do Advento - guirlanda com as quatro velas, as quais simbolizam os quatro domingos do Advento. A cada domingo se acende uma vela e vê que quanto mais chama mais luz vai sendo feita. Quanto mais próximo do nascimento de Cristo, mais a terra vai se iluminar, segundo ele explica.

A mais clássica decoração que representa a data é a árvore de Natal. O verde da árvore mostra a força mesmo em meio às dificuldades, lembrando que essa cultura nasceu no Hemisfério Norte, quando é um inverno bem rigoroso. Assim, simboliza a longevidade, algo duradouro. O próprio formato apontando ao céu também indica o caminho de se voltar a Deus.

O mais importante símbolo é o presépio. “Inspirado no Evangelho de Lucas quando são Francisco de Assis lê que Jesus tinha nascido em meio aos animais. Formulou esta cena e quis tornar isso de forma mais viva. Pegou a manjedoura, colocou os animais e representou o presépio vivo para encenar o nascimento de Jesus. É o simbolismo mais forte porque traz a figura do menino Jesus e todo o contexto em que ele nasceu. Ali se deu um dos maiores mistérios de Deus, a chegada do filho em meio aos homens”, ressalta, lembrando que o presépio torna mais vivo o que aconteceu e o significado do Natal.