Image

Já ouviu falar em ortodontia preventiva?

Técnicas previnem tratamentos ortodônticos mais complexos

Data
09 de Outubro de 2021

 

Significa cuidar do sorriso e saúde bucal da criança com técnicas para prevenir complicações ou tratamentos ortodônticos complexos no futuro. Ainda existe a cultura de deixar para cuidar do sorriso apenas quando se tem uma cárie, dor ou outro problema bucal, mas a Dra. Tálita de Abreu Simon, dentista da Ortodente, orienta para que se inverta essa ordem, mantendo os dentes dos pequenos e de toda família sempre saudáveis.

“Com a ortodontia preventiva existem casos em que nem se faz necessário tratamento com aparelho fixo depois de adolescente ou adulto. Chamamos também de tratamento ortodôntico em fases, quando cuidamos inicialmente de arrumar espaço para todos os dentes permanentes que estão por vir e cuidamos das estruturas ósseas”, explica a especialista.

O início desse tipo de cuidado vai depender da saúde bucal de cada paciente, mas a ortodontista detalha que esse cuidado deve começar ainda na dentição decídua e mista, portanto dos 3 aos 12 anos, aproximadamente. Quando o procedimento é executado corretamente e no tempo adequado, é possível prevenir a necessidade de cirurgias ortognáticas - procedimento que corrige deformidades no maxilar - ou extrações dentárias.

Para mais informações, a Ortodente está localizada na Av. Desembargador Clotário Portugal nº 899, sala 09, Centro.

(41) 3032-4598

(41) 99858-5674