Image

Açougue do Tico: história de trabalho e dedicação

Tico era quem vinha tocando o boi de cidades distantes antes mesmo de abrir o açougue

Data
12 de Fevereiro de 2021

|Informe Publicitário|

Atílio Gionédis, o Tico, quando tinha perto de seus 20 anos, trabalhava na fábrica Steatita, mas também começou cortando carnes para festas de Igreja. Tudo na mão, não tinha serra automática. Viu que era um negócio que gostava de fazer e começou a separar carnes para vender por encomenda. Mas bem diferente de como é hoje, com diversos fornecedores de confiança que fazem a entrega, na época o Tico ia pessoalmente pegar o boi vivo e vinha “tocando” a cavalo de Castro, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova, isso toda semana.

Os bois eram abatidos no matadouro em Campo Largo e vendidos no açougue.

No Itaqui montou uma barraca para venda de carne, próximo da onde existe a garagem da Prefeitura hoje. Iniciou com um pequeno Açougue do Tico na Av. Centenário, ao lado de onde hoje é o Bar do Kaminski. O foco era carne de boi e tinha um outro açougue que era focado em venda de porco na cidade. Na época, eram poucos os cortes bovinos existentes, como músculo, bife, costela, alcatra, filé, carne moída, isso tudo sem uso de ferramenta elétrica.

Hoje inúmeros cortes de boi são apresentados aos clientes, com variedades de raças  europeias de alta qualidade, além da venda de frango, porco e peixe.

Tico tinha ao seu lado a esposa Selma Maria Gionedis e também todos os filhos que sempre trabalharam junto. Até hoje é a família que está à frente do negócio e garante o atendimento diferenciado ao cliente. Foi em 1975 que o açougue mudou para o endereço atual, uma casa em que  dividiram a moradia da  família com o negócio. Aos poucos foram ampliando conforme foi tendo aceitação na cidade e aumento da demanda.

Para agregar produtos e oferecer mais facilidade para encontrar itens pontuais que estão faltando em casa, iniciaram há cerca de dez anos a parte de mercearia junto com o açougue. Sempre novidades, como a pandemia que estimulou a compra online, a internet que deixa os clientes mais informados e mostram fotos de cortes de carnes que querem. Com clientes cada vez mais exigentes, estão sempre atualizados.

 

Novo conceito

O Tico gostava de mudar e ensinou para os filhos a importância disso, de poder mostrar aos clientes o progresso, o quanto estão buscando o melhor para o cliente e que não estão acomodados. Mantendo esse conceito, toda fachada do açougue está sendo reformada, para depois mudarem a parte interna.

Imóvel bem localizado, de esquina e que terá uma nova fachada inspirada em casa de carnes e pubs europeus, com arquitetura mais antiga, para manter a tradição da empresa, mas fazendo um mix com características mais modernas, conforme explica a designer de interiores Camila Frizzas. Serão usadas arandelas, porta de madeira, mas também porcelanato imitando cimento queimado e madeira, plantas, vidro. Um espaço será todo de tijolinho à vista e uma arte com grafite será um dos destaques. Um novo visual e a mesma qualidade nos produtos e atendimento, sempre com muito respeito pelos clientes.

Rua Oswaldo Cruz 1366.

Fones: (41) 3292-3019 I 3393-2945

www.ticoacougue.com.br facebook.com/acouguedotico