• Home
  • Geral
  • Família receberá casa nova no próximo dia 19
Image

Família receberá casa nova no próximo dia 19

A família de Samuel, que perdeu tudo em incêndio, irá se mudar para a casa nova no próximo dia 19, após ficar morando com o vizinho que os acolheu

Data
16 de Dezembro de 2020

|Caroline Paulart|

Na última semana a Folha contou a história da Campanha Natal em Casa, que gostaria de levar uma casa nova a uma família do Jardim Meliane, que perdeu sua casa em um incêndio, após um acidente doméstico, ainda no mês de novembro. A campanha, que nasceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia, como iniciativa do pastor Leandro Weber, cresceu e acabou movimentando dezenas de voluntários em toda a cidade, entre membros da Igreja e pessoas que acabaram conhecendo a história.

A entrega oficial da casa deve acontecer neste sábado (19), quando a casa já estará pronta para que a família, formada por Samuel de Almeida, que trabalha lavando telhados, sua esposa Adriele, sua filha Ana (06) e seu filho Tiago (01) possam se mudar. “Minha casa era bem simples antes de acontecer o incêndio. Tinha só uma cozinha, uma sala bem pequena, um banheiro e um quarto. Meu primo me ligou e contou que a minha casa estava pegando fogo, foi um desespero, pensei que nunca mais iria me recuperar”, relembra.
Ele conta que antes do primeiro contato com o pastor Leandro, pessoas haviam doado tijolo e areia para que ele reconstruísse a casa, mas foi somente após essa conversa que o sonho começou a se tornar realidade.

O pastor Leandro conheceu Samuel por meio da escola onde Ana estuda, após a professora dela ver a movimentação do Varal Solidário, realizado no CEU do Jardim Meliane promovido pela IASD no último dia 01 de novembro de 2020 e procurar a coordenação do local para saber se não havia roupas para o bebê de 01 ano disponíveis para a doação. Ele então se disponibilizou para ajudar a família, realizou a visita para entender a condição social na qual vivem e se propôs a reconstruir a casa com a ajuda de membros da Igreja e voluntários.

“É uma alegria imensa ver que a ação tornou-se um movimento tão grande. É uma forma de amar as pessoas, dar a elas a dignidade de conseguir reconstruir suas vidas e ter um capítulo novo em suas histórias. Deus esteve sempre encaminhando tudo, em cada detalhe, nos dando força e sabedoria, além de iluminar pessoas que nos ajudaram em cada prego martelado nesta reconstrução”, diz o pastor.

“Essa é uma ação tão bonita, uma bênção de Deus. Quando perdemos nossa casa, sabíamos que teríamos que reconstruir uma casa nova, mas não tinha ideia por onde começar. Agora tudo aconteceu. Levaria muitos anos para construir tudo, principalmente só com o salário dele. Com certeza será um Natal bem diferente”, completa Adriele, esposa de Samuel.

Voluntário que perdeu a casa em incêndio na infância se dedica na reconstrução

O voluntário João Vitor do Amaral Santana (22) é membro da IASD e tem se dedicado na reconstrução da casa para a família de Samuel. “Há 15 anos a minha casa pegou fogo, foi no ano de 2005. Nós recebemos muitas doações, mas só tinha um pedreiro para ajudar a reconstruir a casa, então levamos cerca de quatro anos para terminar tudo”, relembra.


“Eu acabei me comovendo com a história deles porque eu sabia o que estavam passando, principalmente a filha deles, a Ana, e de alguma forma eu queria ajudar ela, principalmente a ter um lugar para morar. É muito gratificante participar dessa ação; nós deixamos de olhar para nós mesmos e passamos a olhar para o nosso próximo, ajudando a amenizar a dor dele, além de nos divertirmos. Eu gosto muito de fazer parte de tudo isso. Tenho certeza que toda essa energia vem de Deus, pois se fosse por mim mesmo, eu não teria forças”, finaliza.

Não é a primeira, não será a última
Essa não é a primeira casa a ser entregue pelos voluntários da IASD em 2020 a uma família campo-larguense. Na metade do ano, eles entregaram uma casa para uma família da Vilinha, no interior de Campo Largo, tudo feito por meio de doações e voluntariado.

Para janeiro de 2021, o grupo já tem outro projeto de construção para ajudar uma terceira família que também precisa, tudo é feito sem pedir nada em troca. “Nosso movimento não para nunca. O que nós queremos fazer é levar uma vida digna e mostrar o amor de Deus para essas pessoas por meio das atitudes, das ações. Ele te ama e se importa, usa pessoas para mostrar isso e nós somos instrumentos nas mãos dEle. Quem quiser vir conosco, está mais que convidado”, finaliza o pastor.

Aqueles que quiserem conhecer melhor o projeto da próxima casa que será construída, realizar doações ou se voluntariar, pode procurar pela Silvana, responsável pela administração das doações, por meio do telefone e WhatsApp (41) 99861-9441.