• Home
  • Geral
  • Ter uma casa mais organizada em 2021 é possível
Image

Ter uma casa mais organizada em 2021 é possível

A personal organizer e administradora Fabiana Fister separou algumas dicas para terminar o ano e começar 2021 com o pé direito, organização e a casa em ordem

Data
16 de Dezembro de 2020

|Caroline Paulart|

Em 2020, com a pandemia, a rotina acabou sendo mais caseira. Com isso veio a necessidade do maior conforto e organização do espaço, até mesmo para que a mente pudesse se acalmar, descansar ou trabalhar em paz. Com as crianças em casa, esse desafio dobrou, mas a personal organizer e administradora Fabiana Fister separou algumas dicas para terminar o ano e começar 2021 com o pé direito, organização e a casa em ordem.

“A grande faxina anual é importante sim, mas o ideal é que após esse faxinão existam hábitos diários que façam ele durar por mais tempo. Sem esses hábitos, a limpeza e a desorganização tendem a aparecem em alguns dias e todo o seu esforço vai por água abaixo. Separe 15 minutos por dia para realizar pequenos afazeres, como tirar o lixo, passar uma vassoura ou aspirador no chão, tirar pó, colocar a roupa para lavar e dobrar e guardar as roupas limpas.”

Ela ressalta ainda que outro hábito que pode ajudar bastante é manter os itens em seus devidos lugares, pois coisas espalhadas, além de darem a sensação de bagunça, passam o aspecto de sujeira ao ambiente.

“Há uma diferença muito grande entre organizar e arrumar. Entender isso faz com que você compreenda o porquê as coisas não ficam ‘arrumadas’ por muito tempo na sua casa. Arrumar é o simples fato de você ‘esconder’ a bagunça dentro do seu armário ou cômodo. Se você deixar suas roupas todas misturadas e desdobradas dentro do seu guarda-roupas e fechar as portas você pode considerar que seu guarda-roupa está arrumado, pois não estará enxergando a bagunça. Já organizar é manter cada item em lugar”, diz.

Sendo mais organizado em 2021
O primeiro passo para ser uma pessoa mais organizada, de acordo com a profissional, é definir uma rotina. Ela dá a dica de colar etiquetas que identifiquem o que vai em cada lugar, dessa forma todos os integrantes que ocupam aquele espaço saberão.

“Permita ter seu ‘dia de folga’ e não organizar nada naquele dia. Não se cobre. Nossa rotina é corrida e não dá pra viver o tempo todo com tudo no lugar, mas acredite que depois que o seu ambiente estiver organizado vai ser muito mais fácil realizar a manutenção semanal e/ou diária”, diz.

Por outro lado, dê adeus à gaveta, armário ou quarto “da bagunça”. “Você nunca vai conseguir encontrar nada ali sem perder um tempão e nunca vai mantê-lo organizado se cada item da sua casa não tiver o seu próprio lugar. Na organização costumamos dizer que cada item precisa ter a sua ‘casinha para morar’. Assim como nós, quando saímos pela manhã para trabalhar, retornamos no final do dia para nossa casa. Com nossas coisas não precisa ser diferente”, orienta.

Todo mundo para ajudar
Todos são responsáveis pela organização do lar e isso evita a sobrecarga sobre uma pessoa só, por isso, Fabiana indica o método do calendário semanal com divisão de tarefas. “O envolvimento das crianças nas atividades domésticas, por exemplo, deve começar logo cedo, desde bem pequenos, mostrando que é uma atividade de extrema importância”, incentiva.

Desapego
Uma das partes mais difíceis para muitas pessoas é desapegar de coisas antigas. Para isso, Fabiana dá algumas orientações: “Analise quando foi a última vez que você usou esse objeto. Ele está em bom estado? Ele poderia ser utilizado de alguma outra forma ou função dentro da sua casa? Pense que você poderá ajudar outras pessoas doando ou vendendo por um  valor simbólico”, finaliza.