• Home
  • Geral
  • Nascimento de Jesus é momento de esperança
Image

Nascimento de Jesus é momento de esperança

Em um mundo com tanta instabilidade, que a todo momento nos coloca à prova, não podemos depender do que nos rodeia para estarmos bem. Precisamos buscar o equilíbrio e nos manter firmes, independente dos fatores externos, que não conseguimos mudar

Data
16 de Dezembro de 2020

Nossa alegria, força e esperança têm que vir de dentro. Em um mundo com tanta instabilidade, que a todo momento nos coloca à prova, não podemos depender do que nos rodeia para estarmos bem. Precisamos buscar o equilíbrio e nos manter firmes, independente dos fatores externos, que não conseguimos mudar.

Diariamente as pessoas convivem com a dor e a esperança, principalmente na atual situação de pandemia. Os problemas são tantos, mas que precisamos tentar solucioná-los pontualmente, sem que influenciem em nossa vida a ponto de nos mudar como seres humanos. Em meio a tanta desesperança e fragilidade, somos nós que podemos fazer a diferença, que começa na forma de cada um pensar e agir.

Vamos ver o lado positivo de tudo sempre. Enquanto infelizmente há famílias passando fome, há a esperança ao vermos voluntários que se mobilizam para arrecadar itens básicos para proporcionar mais dignidade. Pessoas que se entregam de corpo e alma para fazer o bem ao próximo e assim acabam fazendo bem para si mesmas.

O Vaticano divulgou uma reflexão sobre o momento, do cardeal Luis Antonio Tagle, em que  destaca a importância do nascimento de Jesus como um momento de esperança e renascimento para toda a humanidade. Ele recorda que, provavelmente, durante o primeiro Natal, quando Cristo nasceu, a situação não era ideal: “Israel estava em condições de vida muito difíceis e, no meio de tudo isto, nasceu o Filho de Deus. Penso que os problemas e sofrimentos deste ano também nos ajudarão a concentrar-nos na mensagem de esperança do Natal. O que é o Natal? É Deus que vem entre nós. Nunca estaremos sós. Deus conosco! E assim outras coisas que estão conosco desaparecerão: os investimentos, os sucessos, os presentes, o nosso dinheiro ... irão desaparecer. Todas estas coisas que temos associadas ao Natal poderiam desaparecer. Mas Jesus que vem entre nós, Deus conosco, estará conosco para sempre. É essa a nossa esperança.”

A ONG Amor Viral declarou à Folha que esse foi o ano da solidariedade, de um trabalho intenso em prol dos mais carentes, que sequer tinham comida. Há muitos nesta situação de miséria, de não ter sequer o mínimo. Que isso nos faça evoluir como pessoas para olharmos mais para quem está ao nosso redor, que faça analisarmos o quanto podemos dividir o que temos para deixar um pouco melhor a vida de uma família.

Vamos ter mais força para continuar a caminhada. Vamos ter mais sabedoria para levar nossas vidas. Vamos ter mais respeito, mais amor. Vamos ter esperança no ser humano! Que esse Natal, que será diferente de todos até hoje, seja de uma reflexão profunda e de compartilhar o que realmente importa. Que seja de amor verdadeiro! Que 2021 comece leve e seja marcado por emoções geradas pelas conquistas. Que seja um ano inspirador e promissor para todos nós.