• Home
  • Geral
  • Sinpolocal comemora 60 anos de lutas
Image

Sinpolocal comemora 60 anos de lutas

A mais antiga entidade sindical do Município, o Sinpolocal - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cerâmica de Louça de Pó de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Campo Largo, comemora, nesse dia 31 de janeiro, 60 anos de fundação.

Data
30 de Janeiro de 2017

Os trabalhadores das indústrias de louça de Campo Largo estão em festa.  A mais antiga entidade sindical do Município, o Sinpolocal - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cerâmica de Louça de Pó de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Campo Largo, comemora, nesse dia 31 de janeiro, 60 anos de fundação. Para o presidente do Sindicato, Paulo Andrade, “apesar das crises que enfrentamos nos últimos anos, há muito que comemorar.”

Paulo destaca a luta pela manutenção dos postos de trabalho da Porcelana Schmidt como uma das bandeiras mais importantes que o Sindicato levantou nesses 60 anos de atividade. “Não foi fácil mas, hoje, mais de 600 trabalhadores têm seu emprego garantido graças à luta que travamos desde 2010, para que a Schmidt continuasse funcionando, gerando empregos e riquezas para a nossa cidade”, explicou.

União
A indústria de louça sempre sofreu grande impacto, a cada crise econômica e planos de recuperação da Economia, em todos os últimos governo do País. Sempre se reinventando, empresários e trabalhadores do setor têm uma história longa de disputas, onde quase sempre os funcionários são os mais prejudicados. A história do Sinpolocal é marcada por estas grandes lutas em defesa do trabalhador. Os destaques foram as primeiras greves da categoria, em 1989 e 1990, que atingiram as maiores indústrias da época, a Porcelanas Schmidt, a Germer e a Lorenzetti. Os trabalhadores lutavam, basicamente, por melhorias salariais, condições de trabalho, pagamento de salários e recolhimento do FGTS.
Paulo chama a atenção para a união dos trabalhadores, que através do seu Sindicato tornaram possíveis muitas das conquistas que, hoje, podem ser lembradas como importantes feitos.

Recentes
Lembra o presidente do Sindicato, que as lutas mais recentes começaram em 2010, quando a maior indústria de louças do Estado, a Schmidt, começou a enfrentar uma grave crise administrativa, agravada pela crise econômica que o País enfrentava. Havia a possibilidade de fechamento definitivo da empresa, mudou a Diretoria, os trabalhadores foram chamados para colaborar com um plano de recuperação. Muitos foram desligados ou se desligaram, mas uma boa parte ficou, com o amparo do Sindicato que, tratando com os novos diretores, garantiu que todos os direitos dos trabalhadores seriam respeitados. Hoje, já em avançado estado de recuperação, a empresa voltou a contar com mais de 600 trabalhadores, novos grandes clientes, vendas em crescimento e um horizonte promissor.

Paulo disse que, somente isso já seria o suficiente para se comemorar, mas destaca outras lutas, por direitos dos trabalhadores, inclusive junto à Justiça do Trabalho, “para que nenhum de nós tenhamos os nossos direitos desrespeitados”, acrescentou.
“Temos uma equipe de trabalho excelente, aqui no Sindicato. Dentre os nossos funcionários, podemos destacar uma, a nossa Secretária Janete do Rocio Novakoski, que há dez anos acompanha as idas e vindas do trabalhador filiado ou não ao Sinpolocal. Ela trata bem a todos, é eficiente e muito querida pelos trabalhadores”, disse.

Além do presidente, Paulo Sergio de Andrade, a Diretoria é formada pelos trabalhadores: o vice-presidente Ismar José de Souza, o 1º secretario Zeni Saczk, 2º secretario  Rosangela Feltrin, tesoureiro geral,  Amarildo Cezar Costa, 2º tesoureiro João B. P. Coelho, diretor de Patrimônio Claudio Pereira, diretor de Organização e Formação Sindical, Emilio A.Ferreira, e os suplentes Edemilson I. Cabral, Pedro Pereira, Paulo Castagnolli, Ageu M. Soares,  João Antonio da Silva, Altair J. de Araujo e Silmaria A. de Oliveira. O Conselho Fiscal Efetivo está composto por:  Maria da A. Marques, Sandra M.W. de Paula e Altivir J. Fior. Suplentes: Silvestre Sarnik, Assis Decol e Laercio A. Lopes.