Image

Somos todos seres de luz

As luzes são sempre o ponto alto das decorações natalinas; ela dá vida Á quela árvore cheia de enfeites. A apreciação humana pela luz pode ser porque nós somos seres de luz. Confira o editorial do Especial de Natal 2018

Data
21 de Dezembro de 2018

“Vocês são luz do mundo. Assim, a luz de vocês deve brilhar para que outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5:13,16). Essas palavras não são nossas, mas sim do Grande Mestre, o maior que a humanidade já viu, Jesus Cristo. 

Ao longo de toda a Bíblia Sagrada, encontramos a palavra “luz” várias vezes, seja no Antigo ou no Novo Testamento, em conselhos e parábolas ou também em advertência, mas elas sempre expressam a alegria, o conforto e o porto seguro diante da escuridão. Talvez por isso as luzes sejam o ponto alto das decorações natalinas. Quando convidamos uma criança a apreciar os enfeites, logo dizemos ‘vamos ver as luzinhas?’. 

Mas de onde vem essa nossa apreciação pela luz? Nós não fomos feitos para ficar no escuro, um exemplo e prova disso são as crianças, o modelo que Jesus nos ensina a seguir por causa da sua pureza, em sua maioria têm medo do escuro. Nós somos seres de luz, criados conforme a semelhança ao nosso Pai Celestial, que erradia luz a todo instante. Há relatos na Bíblia que Isaías viu a glória de Deus e precisou ser ‘batizado pelo fogo’, para que não morresse por conta dos pecados. Isso mostra o poder dessa luz. 

Quantas vezes você já teve o prazer de sentir a presença de uma pessoa iluminada? Uma pessoa que te acolhe e que um simples sorriso parece envolver você de uma forma inexplicável e que sua presença traz conforto. Essa é a luz dita em Mateus 5. Essa luz é bondosa, que faz bem para quem transmite e para quem está sendo iluminado naquele momento, é o verdadeiro resplandecer da fé no Senhor, manifestação divina que Ele vive dentro daquele coração. 

O grande desafio é saber usar essa luz, manter essa chama dentro de nós, acesa. Em um mundo tão escuro, onde há ventos soprando de todos os lados, baldes de águas prontos para apagar a nossa chama, é preciso ir além para evitar que isso aconteça: mantendo a união com o outro, para que essas luzes unidas não se apaguem jamais e seja capaz de aquecer aquele que está desamparado. Desse modo, estaremos seguindo os dois principais conselhos da Bíblia, pois “quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes” (Mt 25:40).