• Home
  • Geral
  • Dificuldade em urinar não é normal após os 40 anos
Image

Dificuldade em urinar não é normal após os 40 anos

Por desconhecimento, muitos homens consideram algo normal urinar mal com o passar da idade e não buscam avaliação. São sintomas miccionais que podem ser causados pelo aumento da próstata, comum com o envelhecimento, ou por problemas na bexiga

Data
08 de Agosto de 2018

Por Informe Publicitário

Muito se fala em câncer de próstata, mas há também outras doenças relacionadas a essa glândula que são bastante comuns, influenciando diretamente na qualidade de vida do homem. Por desconhecimento, muitos homens consideram algo normal urinar mal com o passar da idade e não buscam avaliação. São sintomas miccionais que podem ser causados pelo aumento da próstata, comum com o envelhecimento, ou por problemas na bexiga.

Segundo o urologista Dr. Paulo Jaworski (CRM 23.663 - RQE 18.764), estes distúrbios miccionais podem ser mais comuns a partir dos 40 anos de idade. Entre os sintomas a serem observados está a diminuição da força do jato urinário, a quantidade de vezes que o paciente precisa urinar durante o dia e também à noite, se demora para conseguir a micção total ou se, ao terminar, ainda sente a sensação de que precisava urinar mais. Dr. Paulo comenta que muitos pacientes acordam três ou mais vezes à noite para urinar e acreditam ser normal, mas esse já é um sintoma importante. “Acham que pela idade é normal, mas isso não pode acontecer”, orienta, explicando que, com o tempo, o homem naturalmente sofre um aumento fisiológico da próstata e, em alguns casos, esse é o maior causador de sintomas urinários.

Também é preciso verificar se o homem não consegue segurar por muito tempo a vontade de urinar e logo precisa ir ao banheiro, ou até mesmo acontecem escapes. Ardência ou incômodo, jato urinário fraco ou intermitência do jato, como também demora para começar a micção, também são sintomas de distúrbio miccional.

O urologista fala da importância de ter a saúde em dia, de forma geral, com equilíbrio em todos os pontos de vista, que também podem impactar a qualidade de vida miccional. Segundo ele, o homem também precisa avaliar se a qualidade miccional vem piorando com o passar dos anos e, então, procurar ajuda médica. “É preciso restabelecer uma micção sem problemas e mantê-la assim dentro do possível, como medida para melhorar a qualidade de vida”, afirma.

O tratamento pode ser medicamentoso ou em casos avançados é necessário cirurgia, que pode ser realizada com técnica minimamente invasiva. “O tratamento do problema em fase inicial pode ser com remédio”, diz. Casos avançados e graves podem chegar a retenção urinária e, sem tratamento, podem resultar em danos irreversíveis à bexiga. Pode haver a necessidade de usar sonda urinária até que o problema seja resolvido, impactando bastante a rotina e qualidade de vida.

Dr. Paulo atende na Clínica Sêni, Rua Domingos Cordeiro, 735 – Centro. Telefone:  (41) 3032-3850.

A Clínica Sêni

 

A Clínica Sêni está em Campo Largo desde 2015 e conta com mais de dez especialidades: Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Oncológica, Clínico Geral, Dermatologia, Fisioterapia, Gastroenterologia Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia, Nutrição, Pediatria, Psicologia e Urologia. Realiza exames de Cardiotocografia e Eletrocardiograma.