• Home
  • Geral
  • 2017 anos do nascimento do Menino Jesus
Image

2017 anos do nascimento do Menino Jesus

O Natal é uma data cristã, em comemoração ao nascimento dAquele que veio salvar o mundo. Teólogo traz curiosidades bíblicas sobre a data

Data
21 de Dezembro de 2017

É comum ouvir da população que parece que o Natal está esquecido. Hoje a figura do Papai Noel é muito mais marcante do que a do verdadeiro motivo do Natal, que é o nascimento de Jesus.

Alan Johnys, teólogo, mestre em Teologia Bíblica pela Unasp, mestrando em Missiologia pela PUCPR e pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Largo, explica que esse esquecimento já está previsto na Bíblia. “Quando você analisa os textos bíblicos, é possível ver o esfriar da fé. No Evangelho de Lucas 18:08, Jesus faz uma referência interessante: ‘Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?’. Vale lembrar que quando Ele esteve na Terra, a promessa que ele mais fez foi a de que vai voltar. Com o passar do tempo, as pessoas começariam a esquecer da importância da comunhão com Deus. O evento Natal é um exemplo muito claro desses esfriamento. A razão do Natal deve e está ligada ao evento Cristo, que foi o maior presente que Deus deu à humanidade. Hoje há um viés comercial, que não tem ligação com essência do Natal, que é voltar sua mente para Deus, perceber que Ele olhou para mim e deu seu Filho para me salvar.”

Alan explica que a Bíblia já trazia o cenário humilde em que Jesus nasceria. “Em Filipenses 02:05-11 havia essa previsão do nascimento em uma família humilde, pois Ele viria em representação de toda a humanidade, para alcançar todos. Ao analisar o contexto da família biológica de Jesus, você percebe que seus pais eram trabalhadores, tinham sua casa, mas não pertenciam a uma elite. Mesmo no Antigo Testamento há textos que mostram que Ele nasceria humilde, como em Isaías 53, a ideia do Servo Sofredor. Ressalto que não há problemas em ser da elite, ser rico, mas é preciso saber como lidar com a riqueza”, diz.

O teólogo segue explicando que em Lucas capítulos 01 e 02 está todo o anúncio do nascimento de Jesus e a descrição de como ele aconteceu. Ali se comprova que Ele ficou na manjedoura, houve o anúncio aos pastores de rebanhos que ajudaram a proteger. Alan diz que segundo Mateus 2:1-2 não eram três e muito menos reis, os famosos Reis Magos. “A palavra grega magoe designava na Medo-Pérsia os que se ocupavam com os segredos da natureza, Astrologia e Medicina. Comentaristas falam em ‘cientistas orientais’. Deviam ser vários, mas a tradição fala em três, por trazerem três espécies de dádivas: ouro, incenso e mirra. A tradição também lhes atribui os nomes de Gaspar, Belquior e Baltazar. Os presentes eram simbólicos para a pessoa de Cristo: ouro para o rei, incenso para o Sumo Sacerdote, e mirra para o grande médico.”

O Rei Herodes, de Jerusalém, ordenou que fossem mortas todas as crianças que tinham idade abaixo de dois anos de idade, por medo da tomada de seu trono. Ele não sabia a idade ou quando a criança nasceu, por isso, ele designou uma data com margem de segurança.

A Bíblia traz poucas informações sobre o Jesus criança. Entretanto, há histórias que comprovam a ciência dEle em ser Deus que se fez carne. “Quando Jesus vai ao templo com seus pais e ali fica vários dias, em conversa com os líderes, ainda criança, Ele foge a todas as regras de uma criança normal. Não há revelação do momento em que Ele se descobre como Cristo, mas quando considera a forma do nascimento, como Ele era protegido e guardado, o seu encontro com os líderes no templo e relatos posteriores, o que podemos dizer é que Ele tinha percepção da Sua divindade, mas nada de forma aberta e clara. Isso acontece nos seus últimos três anos de ministério na terra, a partir do primeiro milagre”, explica.

Papel de Maria

 

Imaculada por alguns, julgada por outros, Maria teve um papel muito importante na vida de Jesus. O teólogo explica que, conforme está escrito na Bíblia Sagrada, à época todos esperavam a vinda do Messias e as famílias preparavam suas filhas para gerar o Filho de Deus. “Ninguém pode fugir do fato de que Maria foi uma mulher escolhida por Deus, que estava preparada e pronta para o momento certo. Devemos lembrar que a cultura judaica tem a carga de formação ainda na infância proveniente dos pais. Temos mais exemplos de crianças judaicas que receberam a devida orientação e educação e que exerceram papéis importantes ao longo da história. No livro de Deuteronômio, capítulos 04, 05 e 06, temos instruções sobre a formação dos filhos. Sua atuação mais preponderante foi na formação religiosa de Jesus”, finaliza.