• Home
  • Geral
  • Amizade de infância deveria durar o resto da vida
Image

Amizade de infância deveria durar o resto da vida

Qual o melhor meio de conseguir histórias ainda mais fascinantes, se não na companhia de um amigo? Geralmente amigos de infância são aqueles com quem dividimos o nosso primeiro mundo secreto. É uma partilha do início da descoberta da vida, em que brincar é a única preocupação.

Data
13 de Outubro de 2017

Imaginação. Segundo o dicionário é a faculdade de representar objetos pelo pensamento, imaginar, criar, inventar, conceber. É ilusão, ficção, fantasia, sonho, projeção. Tudo feito a partir da visualização de um objeto, paisagem, tudo envolve a memória. Quais são os seres com maior capacidade imaginativa, se não as crianças?

Por que ter algo palpável, se você pode imaginar? As melhores histórias infantis da literatura brasileira vieram da imaginação, Sítio do Picapau Amarelo, O Menino Maluquinho, A Bolsa Amarela... Explorar a criatividade e a imaginação torna os adultos mais felizes e capazes de resolverem seus problemas.

Qual o melhor meio de conseguir histórias ainda mais fascinantes, se não na companhia de um amigo? Geralmente amigos de infância são aqueles com quem dividimos o nosso primeiro mundo secreto. É uma partilha do início da descoberta da vida, em que brincar é a única preocupação. É com os primeiros amigos de infância que as crianças aprendem a superar as primeiras diferenças de opiniões, resolver os primeiros conflitos, a dividir os brinquedos, a ficar perto quando o colega precisa de apoio.

Crianças precisam de contato com outras crianças. Seja com irmãos, primos, vizinhos, amigos de clube, de balé, judô, natação, inglês, filhos dos amigos... Todos nós já exploramos o bairro,  brincamos de mangueira em uma tarde quente de verão, ou nas poças d’água de uma primavera chuvosa. Deixem seus filhos fazerem isso também.

Dia das Crianças também é dia de se lembrar daquela criança interior, escondida ou quase sufocada pelos diversos problemas do dia-a-dia, das decisões, do mau-humor, do esgotamento. Quem sabe olhar as fotos de aniversário, daquela mesa de doces caseiros, bolo de confeito chumbinho prateado e canudinhos de maionese. Tentar lembrar o nome de todas aquelas crianças que lá estavam, prontas para pegar alguma coisa e sair correndo brincar novamente.

Visitar os amigos de infância também é um ótimo programa para o feriado. Tentar descobrir para onde os caminhos da vida levaram. Por que tão distantes? “Aproximar” também é um verbo infantil, pois para as crianças pouco importa se há dinheiro, se há brinquedos caros, roupas de marca ou se você fala vários idiomas, é formado em várias faculdades, com diversas especializações, tem carro e casa própria. Para elas o importante é brincar e sorrir. Sem parar, até cansar e dormir.

Se visitar os amigos de infância é impossível, proporcione para as crianças próximas a você uma tarde inesquecível, com direito a brincadeiras, tanto antigas, como de hoje e muitas histórias que serão lembradas por anos a fio.

Preservando a amizade, ensinando os pequenos a agirem colocando os sentimentos e a pessoa do outro antes das suas vontades, dando prioridade para as amizades, viveremos um futuro com mais respeito, menos egoísmo e mais amor.

 

Foto: Jéssica Massuqueto

Crianças: Isabely Longo Oliveira e Sarah Bertoja Manzatti

Produção: Pura Magia

Espaço: Magic Festas Buffet Infantil